Clikando – Ele está de volta, Lula é eleito presidente do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Ele está de volta, Lula é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva será o 39º presidente da República, já o ex-governador de SP, Geraldo Alckmin será o vice-presidente.

E não é meus amigos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará novamente no comando dos destinos do nosso Brasil? Lula foi o grande vencedor do segundo turno das eleições majoritárias realizadas no último domingo (30 de outubro). O petista derrotou o atual presidente Jair Messias Bolsonaro, que buscava a reeleição.

Para quem não se lembra, ou não era nascido nesta época, Lula presidiu o país por oito anos, sendo o 35.º presidente do Brasil entre 1º de janeiro de 2003 e 1º de janeiro de 2011. Agora eleito novamente, Lula, será empossado em 1º de janeiro de 2023 como o 39º presidente da República.

Nesta eleição o presidente Lula teve como vice, Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, ex-adversários (porém nunca inimigos), a dupla que antes do pleito parecia algo inimaginável de acontecer, agora serão os responsáveis por apaziguar os ânimos de um país rachado e quase esfacelado entre todas as crises que passamos em um período não muito distante.

É claro, que muitas dessas crises foram criadas nos primeiros governos petistas e que culminaram com vários escândalos de corrupção. Após os mandatos, Lula manteve-se ativo no cenário político e passou a ministrar palestras no Brasil e no exterior.

Em 2016, foi nomeado por Dilma como seu ministro-chefe da Casa Civil, mas a indicação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. No ano seguinte, o petista foi condenado em primeira instância, no âmbito da Operação Lava Jato, pelo juiz federal Sergio Moro, a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, sendo preso em abril de 2018, após a confirmação da sentença em segunda instância.

Como consequência, teve indeferida a sua candidatura à presidência da República nas eleições de 2018. Em novembro de 2019, foi libertado com base em decisão do STF definindo que a execução das penas deve ocorrer somente com o trânsito em julgado da sentença.

Nos anos seguintes, diferentes decisões da Suprema Corte anularam suas condenações na Lava Jato e restauraram seus direitos políticos, com o ex-juiz e agora Senador eleito da República pelo estado do Paraná, Sérgio Moro, que acabou sendo declarado incompetente e suspeito.

Lula e Alckmin devem formar agora um governo não de esquerda, como foram os dois primeiros mandatos de Luiz Inácio, mas sim de centro, na verdade radicalmente de centro, pós só assim conseguirão acalmar o Brasil, reconstruindo pontes que acabaram sendo implodidas com o temperamento explosivo de Bolsonaro, seus filhos e alguns ministros.

Só com muita calma, paciência e resiliência da dupla eleita no último domingo (30) é que o Brasil poderá se acalmar e voltar a ser aquele país alegre e feliz vivido em outras épocas. Agora o Partido dos Trabalhadores e sua coligação composta pelos partidos: Psol, Rede, PSB, PC do B, PV, Agir, Avante, Pros e Solidariedade, além de apoios extras como Simone Tebet do MDB, caciques do PSDB e ex-presidenciáveis, têm uma nova oportunidade de transformar o Brasil, deixando de ser o país do futuro, mas passando a ser o Brasil do presente.

Tendo novos programas, novos pensamentos, uma ação imediata na economia, em especial na manutenção do Bolsa Família (atual Auxilio Brasil) e na melhoria da educação e da saúde que tanto sofreram com a pandemia da Covid-19, que mesmo em baixa ainda causa graves problemas ao Brasil

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Compartilhe esta notícia: